A cantora Barbara Marques sobe ao palco do Café Paon em São Paulo, neste sábado (21), para apresentar o show “Eu tu eles” ao lado dos músicos Fabio Cadore, Tibless, Zé Eduardo, Márcio Lugó e Rodrigo Vellozo — filho de Benito de Paula. Atuante na cena artística contemporânea, Barbara Marques possui um estilo pop urbano e está entre os destaques da atual MPB com o seu primeiro trabalho “Sem Rascunho”, do qual o clipe da canção “O pouco e qualquer” entrou para a programação da MTV e MIXTV e é um dos mais acessados do Youtube.
Em entrevista ao PanoramaBrasil, Barbara conta que iniciou sua carreira como a maioria dos artistas, tocando em bares e festas na capital paulista. Em julho de 2010, a cantora lançou seu primeiro trabalho autoral. “Esse foi o início da minha carreira profissional artística porque, sempre gostei muito de música e de cantar. Desde muito pequena não me lembro de um momento que não pensasse em fazer apenas isso na vida”, conta.
Apesar de não ser de uma família de músicos, Barbara diz que de certa forma existiu a influência da mãe e do avô na sua carreira. “Foi uma iniciativa minha, porém, minha mãe canta informalmente, meu avô sempre tocou acordeom em festas da família. Acho que de alguma maneira o DNA da música foi passando por nós até chegar a mim”, brinca.
Além de compositora e cantora, Barbara também investiu na formação de instrumentista. Toca violão, piano e afirma que esse foi o passo fundamental para firmar na profissão. “Como eu apenas cantava, à medida que fui envelhecendo comecei a querer escrever as músicas e tirar as ideias que estavam na minha cabeça. Minha solução foi aprender a tocar violão e colocar essas ideias no instrumento para mostrar às pessoas”.
Sua estratégia deu certo e seu trabalho está entre os mais acessados do Youtube, o que ela afirma ser uma ferramenta importante na divulgação, porém, com algumas ressalvas. “Hoje devemos usar a internet a nosso favor. Não ganhamos com a venda de discos, mas temos a possibilidade de divulgar nosso trabalho para o mundo inteiro de forma mais fácil”, diz ao lembrar que “temos de encontrar uma maneira criativa de superar a perda da venda de discos e falta de investimentos das gravadoras nos artistas para conseguirmos trabalhar”.
Inspirada por nomes de brasileiros como Gilberto Gil, Lenine, Marisa Monte, entre outros, além de bandas internacionais como a britânica Jamiroquai, aos que ela classifica como “gênios da música”, Barbara desenvolveu um repertório que preza por falar da simplicidade da vida em situações cotidianas, que podem passar despercebidas aos olhos das pessoas. “Isso é algo muito particular meu. Sempre prestei muita atenção em tudo. Por vezes, nessa loucura que é a vida da gente, muita coisa passa batida, e acho que não é bom para o ser humano”, explica. “Quanto mais prestarmos atenção que um ‘bom dia’ ou ‘boa tarde’ é importante, melhor e mais equilibrado fica o ser humano”.
Questionada sobre o tipo de mensagem que suas músicas levam ao público a cantora espera que, de alguma forma, elas ajudem e façam com que as pessoas se sintam bem. “Acredito sim que, por meio da música, podemos passar o que a gente sente, e as pessoas possam se ligar mais, é uma maneira mais lúdica de conseguir falar com o público”.
Confira o clipe de “O pouco e qualquer”
Aos que querem conhecer o trabalho de Barbara Marques haverá um show gratuito nesta sexta-feira (20), às 17h, na estação Paraíso do metrô, em São Paulo. No Café Paon, a apresentação acontece no sábado (21), às 22 horas.
Serviço:
Show “Eu tu eles – Barbara Marques e convidados” – Café Paon – Avenida Pavão, 950 – Moema – São Paulo – SP – Ingressos: R$ 25 (com nome na lista para info@barbaramarques.com) – Informações: (11) 5041-6738 / 5533-5100 – site oficial: www.barbaramarques.com