Arquitetura e Decoração

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Móveis exclusivos personalizam "Suíte do Casa Apaixonado"

SÃO PAULO – Inspirada em um casal apaixonado que preza pela modernidade e tecnologia, a arquiteta e designer de interiores Sueli Adorni desenvolveu, em 62 metros quadrados, a “Suíte do Casal Apaixonado”. Espelhos, vidros, mármores e couros predominam no ambiente. E os desenhos exclusivos dos móveis, da linha by Sueli Adorni, personalizam e conferem elegância ao espaço. Para completar, os tons de cinza, grafite e branco harmonizam com os demais materiais e proporcionam leveza ao visual.
Dentre os móveis que compõem a decoração, destaque para a cama com base em vidro, e para o bar desenvolvido em metacrilato — material mais puro e resistente que o acrílico — com gavetas translúcidas. Almofadas da Versace, de Milão, e esculturas da Nova André Galeria, garantem a sofisticação e requinte. Para a iluminação, uma releitura clássica. O lustre plafon, feito em metal e cristal, adornado com ramos de flores, prova que contemporâneo e clássico podem estar em perfeita harmonia.
Para compor a suíte, um banheiro todo revestido em mármore, espelho e pastilhas prateadas. Whirpool Bath e um Shower Spa, controlados por sistema digital marcam presença no ambiente. A automatização também está presente na cabine de banho, que possui sauna, som e viva-voz. Para a banheira, TV e LCD.
Serviço:
Casa Cor 2010. Jockey Club de São Paulo, Av. Lineu de Paula Machado, 1.075, na Cidade Jardim, São Paulo (SP). De 25 de maio a 13 de julho. De terças a sábados, das 12h às 21h, e domingos, das 12h às 20h. Informações: http://www.casacor.com.br/.

Por: Carla Machado

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Denise Barreto cria loft inspirado em executiva

SÃO PAULO - Inspirado em uma mulher dinâmica, forte e atenta às tendências, assim foi desenvolvido o "Loft da Executiva", pela arquiteta e paisagista Denise Barreto para a Casa Cor 2010. O ambiente que integra os espaços - living, cozinha, quarto de dormir, vestir e sala de banho - e explora o equilíbrio entre a madeira natural, couro e tons neutros, que se mesclam ao preto e ao dourado, provoca a sensação de sofisticação e aconchego.
Em 82 metros quadrados, o destaque do espaço fica por conta da curva em forma de asa, inspirada no desenho do plano diretor do projeto de Brasília, elaborado por Lúcio Costa, homenageado da mostra.
Os pisos e paredes principais recebem revestimento de filetes, de 1m x 3 cm, de peroba dourada. Para a privacidade do quarto, a arquiteta propõe uma divisória ripada feita com o mesmo material. Para complementar, tapetes redondo e retangular, da Casa Matriz proporcionam o conforto do local.
Para a cozinha, revestimento palissandro nero texturado e armários embutidos, da SCA, aliados aos equipamentos da marca Brastemp, conferem modernidade ao ambiente. No living, além da mesa de jantar quadrada, revestida em placas de pupunha com pé em couro, desenvolvida pela profissional, o sofá preto da Empório Beraldin promove elegância ao local. Destaque para poltrona "Paulistana", criada em 1960 por Jorge Zalszupin, revestida em couro amassado de textura aveludada, também da Empório Beraldin.
O projeto luminotécnico, de Guinter Parschalk, , com diferentes efeitos para cada ambiente, por meio da automação Lutron da Steluti, garante uma atmosfera residencial e aconchegante.
Serviço:
Casa Cor 2010. Jockey Club de São Paulo, Av. Lineu de Paula Machado, 1.075, na Cidade Jardim, São Paulo (SP). De 25 de maio a 13 de julho. De terças a sábados, das 12h às 21h, e domingos, das 12h às 20h. Informações: http://www.casacor.com.br/.

Por: Carla Machado


quinta-feira, 24 de junho de 2010

Cores ousadas marcam presença no Studio da Jovem Senhora

SÃO PAULO – Inspirados em uma mulher, inserida no meio artístico e conectada com a tecnologia, os arquitetos Antônio Ferreira Júnior e Mario Celso Bernardes apostam no desenvolvimento de um ambiente que alia arquitetura clássica e contemporânea para apresentar o “Studio da Jovem Senhora” na Casa Cor 2010. Como característica principal, nos trabalhos da dupla, cores fortes e brilhantes marcam presença no espaço que confere personalidade impar.
Dividido em dois níveis de piso, o mais elevado comporta a área de banho, com banheira em forma de piscina, ducha, reservado de vaso sanitário e pia. Destaque para o piso em Silestone magenta e bancada da pia, no mesmo material, na cor laranja, que conferem ar jovem e contemporâneo.
Na parte inferior, a cama na região central, uma escrivaninha de trabalho ao lado esquerdo, e ums lareira com canto de leitura à direita compõem o dormitório. O piso de madeira Tauari, lixado e encerado, formando uma seqüência de losango, as paredes e teto revestidos com moldura clássica de gesso em forma de boiserie dão o ar “clássico francês” que contrasta com o contemporâneo.
Destaque da decoração são os designers dos móveis desenvolvidos pelos arquitetos, que possuem um sistema de trilho nas bordas, por onde deslizam o criado mudo, a caixa de TV e cabeceiras. O mesmo sistema é utilizado na escrivaninha, que desliza sobre o trilho inserido no degrau da escada. O lustre Zeppelin, da grife italiana Flos, garante a iluminação central e se sobressai no espaço.
Serviço:
Casa Cor 2010. Jockey Club de São Paulo, Av. Lineu de Paula Machado, 1.075, na Cidade Jardim, São Paulo (SP). De 25 de maio a 13 de julho. De terças a sábados, das 12h às 21h, e domingos, das 12h às 20h. Informações: http://www.casacor.com.br/

Por: Carla Machado


terça-feira, 22 de junho de 2010

Sustentabilidade marca projeto da arquiteta Débora Aguiar

SÃO PAULO - Equilibrar meio ambiente e recursos tecnológicos foi a proposta da arquiteta Débora Aguiar para a Casa Cor 2010. Um mirante, na paisagem urbana que remete ao “viver bem”, aproveitando ao máximo o que a natureza tem a oferecer, é a definição da “Casa do Mirante” projeto desenvolvido pela profissional para a mostra.
Em um espaço com 600 m², sendo 380m² de área construída, Débora preza pela sustentabilidade sem abrir mão do estilo e da sofisticação. “Minha preocupação com essas questões estão sempre presentes em meus projetos”, afirma. De acordo com ela, a arquitetura contemporânea sugere uma moradia completa, com integração dos ambientes internos e externos, tendo a paisagem como pano de fundo.
Desde o hall de entrada um piso de madeira, de reaproveitamento, descolorida da Casa Fortaleza Vitrine, reveste toda a casa enquanto que lâmpadas de catodo frio, da Ventana Luminosos, garantem a iluminação contínua, quando necessária. Ainda no hall, paredes revestidas em mosaico de pedras da JR Pedras para Textura Y Cor possuem nichos verticais com iluminação indireta.
Na distribuição interna, destaque para uma árvore Sibipiruna que proporciona a divisão da sala, espaço gourmet e suíte do casal. Mobília assinada por Christian Liaigre, Débora Aguiar e Hlly Hunt completam a decoração em todos os espaços.
Estantes em laca e pórticos da Ornare revestidos em camurça da Nani Chinellato dividem o espaço do living com a imponente lareira. Almofadas e mantas da Celina Dias, tapetes da By Kamy, e obras de arte conferem charme e elegância ao ambiente. No home theater, paredes com revestimentos em couro prensado do Empório Beraldin em contraste com computadores, vídeo-wall e telão automatizados garantem o tom high tech.
Na cozinha, centro da proposta da profissional, o contraste está entre o design minimalista e a mesa em madeira de demolição, proporcionando ao espaço gourmet maior integração e comunicação com os demais ambientes. “É um local para reunir os familiares e amigos e desfrutar momentos alegres, sentados à mesa para jantar ou um aperitivo”, explica Débora.
Para completar a parte externa do projeto, na área da piscina, bicas d’água escorrem por nichos iluminados que funcionam como biombos, que delimitam as divisas laterais, e podem ser vistos da suíte do casal, com portas de vidro, que permitem a visualização da paisagem e sugerem um clima de romance a dois.
Serviço:Casa Cor 2010. Jockey Club de São Paulo, Av. Lineu de Paula Machado, 1.075, na Cidade Jardim, São Paulo (SP). De 25 de maio a 13 de julho. De terças a sábados, das 12h às 21h, e domingos, das 12h às 20h. Informações: http://www.casacor.com.br/

Por: Carla Machado

terça-feira, 25 de maio de 2010

Mauricio Queiroz se inspira em Brasília para a Casa cor
SÃO PAULO - Um ambiente conceitual, sustentável e interativo, que retrata a história e a personalidade do criador do Plano Piloto de Brasília. Esta é a proposta do arquiteto e urbanista Mauricio Queiroz no "Espaço em Homenagem a Lúcio Costa", desenvolvido para a Casa Cor 2010. "Para criar o ambiente, estudei tanto sobre a capital federal como sobre Lúcio Costa", explica Queiroz. "O local está todo setorizado, com quatro lounges, que faz uma analogia de como Brasília foi criada", conclui.
Projetado originalmente com pilares e pastilhas, o hall de entrada do Jockey Club, com 222 metros quadrados -maior estrutura já apresentada com madeira de reflorestamento na mostra Casa Cor-, foi totalmente fechado com material ecologicamente correto. A madeira de demolição também tem papel importante no sistema de ventilação que, cruzada, garante clima ameno e dispensa o uso de ar condicionado. Destaque do projeto fica por conta da acessibilidade, pois no ambiente não tem portas, e conta com uma cadeira automatizada que garante acesso aos portadores de necessidades especiais.
Inspirado na primeira fase profissional de Lúcio Costa, em meados de 1940, o ambiente, que faz referência ao trabalho do arquiteto, é caracterizado por quatro lounges temáticos: Roxo, Branco, Madeira e Cristal. A divisão é uma analogia ao projeto de Brasília, que quando pensado, foi dividido por zonas.
No "Lounge Roxo", o visitante poderá conferir um ambiente democrático, que faz referência às formas respeitadas por Lúcio Costa, sejam elas arredondadas, retas ou qualquer uma imaginada. O bar, mesas e cadeiras foram desenhadas por Queiroz, especialmente para o evento, e combinam materiais naturais com acrílico. Estante para livros, balanços em madeira pendurados no teto, e 60 velas acesas no centro da mesa completam o clima de democratização das formas.
"O céu é o mar de Brasília" é representado no "Lounge Branco". O espaço, que faz referência a afirmativa de Lúcio Costa, é totalmente branco, demarcado por um tapete triangular felpudo que cria a sensação do "pisar em nuvens". Destaque do ambiente fica por conta do sofá Antropofágico, apresentado no Salão Satélite de Milão, que possui em sua estrutura metálica cerca de 8 mil fios de corda.
No "Lounge Madeira", o destaque é um exemplar único de uma cadeira criada por Lúcio Costa e emprestada por sua família à Casa Cor. O centro do espaço é formado por um banco de madeira reaproveitada da Tora Brasil e um sofisticado abajur da Etel Carmona. Um tapete redondo com quatro metros de diâmetro delimita o "Lounge Cristal". Um espaço bucólico que representa a frase do homenageado, na qual afirma que o "Plano Piloto de Brasília se assemelha a uma borboleta e não a um avião".
No quesito tecnologia, destaque para o Livro Mágico. Uma grande tela localizada no Lounge Cristal, que conta toda a cronologia da obra de Lúcio Costa sem que o visitante precise tocar nela - basta que movimente as mãos "no ar", para que as páginas virem, a partir de um sensor embutido em uma caixa. Entre um espaço e outro, uma cortina de sete metros de altura, tramada artesanalmente com nylon de redes da trave de futebol, cria uma renda inusitada e divide os ambientes.
Serviço:
Casa Cor São Paulo - Jockey Club de São Paulo, Av. Lineu de Paula Machado, 1.075, na Cidade Jardim, São Paulo (SP). Informações: http://www.casacor.com.br/.

Por: Carla Machado



segunda-feira, 24 de maio de 2010


"Casa Cor 2010" mira o conforto e bem-estar

SÃO PAULO - Considerado o maior evento de arquitetura e decoração da América Latina e o segundo do mundo, depois do Salão de Milão, a Casa Cor São Paulo 2010 apresentará ao público, entre os dias 25 de maio e 13 de julho, no Jockey Club de São Paulo, mais uma gama de trabalhos desenvolvidos por renomados nomes do setor.
Entre as principais atrações da mostra, está a homenagem feita ao arquiteto Lúcio Costa -autor do projeto do Plano Piloto de Brasília-, a estreia da Casa Talento, novo conceito do evento, destinado às artes plásticas, além da participação de Ugo di Pace, um dos especialistas internacionais mais lembrados no meio profissional.
Com o tema "Sua casa, sua vida, mais sustentável e feliz", a mostra reunirá mais de 100 ambientes que, distribuídos em 56 mil metros quadrados, terão como principal objetivo apresentar tendências de materiais, cores, e automação, entre outras, que possam oferecer bem-estar aos moradores sem abrir mão do próprio estilo, além de priorizar o conforto e a utilização de materiais ambientalmente corretos.
Homenagem
No aniversário de 50 anos da capital federal, o homenageado da edição de Casa Cor é o arquiteto e urbanista Lúcio Costa. Reconhecido mundialmente pelo projeto do Plano Piloto de Brasília, o pioneiro da arquitetura modernista no Brasil será lembrado no espaço "Homenagem a Lúcio Costa", criado pelo arquiteto Maurício Queiroz.
No ambiente, quatro lounges traduzirão as frases mais populares do homenageado, entre eles, o "Roxo", o "Branco" e o "Madeira". Além do "Lounge Cristal" -com 18 lustres em forma de borboleta-, inspirado na declaração de Costa, na qual dizia que o Plano Diretor de Brasília se assemelhava a uma borboleta, não a um avião. Para complementar o espaço, a tecnologia marcará presença no tradicional quadro de agradecimentos, que será digital, com sistema touch screen -acessível com apenas um toque. E no Livro Mágico, que possibilitará ao visitante conhecer a história de Costa com passagens de mão no ar para virar as páginas. Destaque da obra ficará por conta da sustentabilidade, pois o projeto é o maior já construído na história do evento, com o uso de madeira de reflorestamento.
Inédito
Reconhecido por inovar a cada montagem, o evento, em sua 24ª edição, oferecerá ao visitante quatro espaços diferentes. Além dos consagrados Casa Cor -que dita tendências de decoração-, Casa Hotel -com foco no setor de hotelaria e turismo- e Casa Kids - com sugestão de ambientes para toda a família-, o público poderá conferir também o lançamento de Casa Talento, concepção que tem como propósito expor trabalhos de conhecidos profissionais do segmento de arte e design.
Em um espaço de cerca de 400 metros quadrados, o visitante poderá ter contato com trabalhos de 23 profissionais, entre os quais designers e artistas plásticos que vão expor suas obras na Casa Talento. "A proposta é destacar a peça e o seu criador", afirma Catherine Duvignau, curadora da nova atração.
Segundo ela, o objetivo é dar ao público a oportunidade de identificar os nomes que desenvolvem as peças complementares dos projetos de arquitetos e designers de interiores. "O propósito é fazer com que as pessoas visualizem, neste espaço, determinadas artes, e que seus autores fiquem ainda mais conhecidos", diz. Catherine explica que o critério para seleção foi dado de acordo com a visibilidade do artista. "Ele deve ser renomado e ter objetos já comercializados, seja em lojas ou em galerias", conclui.
Entre os nomes presentes no evento, estão Glauco Diógenes, Evelin Tannus, Cristina Campana e Marangoni, todos participantes da última edição da exposição de arte urbana paulistana "Cow Parade", além de Marcelo Rosenbaum, arquiteto oficial do quadro "Lar, Doce Lar" do programa global "Caldeirão do Huck".
Cases
Dentre os ambientes criados para Casa Cor 2010, o público poderá conferir o "Loft do Jogador de Polo", desenvolvido pela arquiteta Simone Goltcher e inspirado no polista Ricardo Mansur. O "Estúdio Feminino" é a proposta da arquiteta Ana Bartira Brancante, que utilizou um espaço de 25 metros quadrados para homenagear a apresentadora Sabrina Sato.
A arquiteta Débora Aguiar apresentará a "Casa do Mirante", com a proposta de uma residência contemporânea em meio à natureza. "Adega do Colecionador" é o projeto das arquitetas Priscila Baliu e Silva Franchini.
O visitante também poderá conferir trabalhos de renomados profissionais, como João Armentano, Jóia Bergamo, Fernanda Marques, Toninho Noronha, Francisco Cálio, entre outros.
Serviço:
Casa Cor São Paulo - Jockey Club de São Paulo, Av. Lineu de Paula Machado, 1.075, na Cidade Jardim, São Paulo (SP). Informações: http://www.casacor.com.br/.

Por: Carla Machado