segunda-feira, 24 de maio de 2010

"Casa Cor 2010" mira o conforto e bem-estar

SÃO PAULO - Considerado o maior evento de arquitetura e decoração da América Latina e o segundo do mundo, depois do Salão de Milão, a Casa Cor São Paulo 2010 apresentará ao público, entre os dias 25 de maio e 13 de julho, no Jockey Club de São Paulo, mais uma gama de trabalhos desenvolvidos por renomados nomes do setor.
Entre as principais atrações da mostra, está a homenagem feita ao arquiteto Lúcio Costa -autor do projeto do Plano Piloto de Brasília-, a estreia da Casa Talento, novo conceito do evento, destinado às artes plásticas, além da participação de Ugo di Pace, um dos especialistas internacionais mais lembrados no meio profissional.
Com o tema "Sua casa, sua vida, mais sustentável e feliz", a mostra reunirá mais de 100 ambientes que, distribuídos em 56 mil metros quadrados, terão como principal objetivo apresentar tendências de materiais, cores, e automação, entre outras, que possam oferecer bem-estar aos moradores sem abrir mão do próprio estilo, além de priorizar o conforto e a utilização de materiais ambientalmente corretos.
Homenagem
No aniversário de 50 anos da capital federal, o homenageado da edição de Casa Cor é o arquiteto e urbanista Lúcio Costa. Reconhecido mundialmente pelo projeto do Plano Piloto de Brasília, o pioneiro da arquitetura modernista no Brasil será lembrado no espaço "Homenagem a Lúcio Costa", criado pelo arquiteto Maurício Queiroz.
No ambiente, quatro lounges traduzirão as frases mais populares do homenageado, entre eles, o "Roxo", o "Branco" e o "Madeira". Além do "Lounge Cristal" -com 18 lustres em forma de borboleta-, inspirado na declaração de Costa, na qual dizia que o Plano Diretor de Brasília se assemelhava a uma borboleta, não a um avião. Para complementar o espaço, a tecnologia marcará presença no tradicional quadro de agradecimentos, que será digital, com sistema touch screen -acessível com apenas um toque. E no Livro Mágico, que possibilitará ao visitante conhecer a história de Costa com passagens de mão no ar para virar as páginas. Destaque da obra ficará por conta da sustentabilidade, pois o projeto é o maior já construído na história do evento, com o uso de madeira de reflorestamento.
Inédito
Reconhecido por inovar a cada montagem, o evento, em sua 24ª edição, oferecerá ao visitante quatro espaços diferentes. Além dos consagrados Casa Cor -que dita tendências de decoração-, Casa Hotel -com foco no setor de hotelaria e turismo- e Casa Kids - com sugestão de ambientes para toda a família-, o público poderá conferir também o lançamento de Casa Talento, concepção que tem como propósito expor trabalhos de conhecidos profissionais do segmento de arte e design.
Em um espaço de cerca de 400 metros quadrados, o visitante poderá ter contato com trabalhos de 23 profissionais, entre os quais designers e artistas plásticos que vão expor suas obras na Casa Talento. "A proposta é destacar a peça e o seu criador", afirma Catherine Duvignau, curadora da nova atração.
Segundo ela, o objetivo é dar ao público a oportunidade de identificar os nomes que desenvolvem as peças complementares dos projetos de arquitetos e designers de interiores. "O propósito é fazer com que as pessoas visualizem, neste espaço, determinadas artes, e que seus autores fiquem ainda mais conhecidos", diz. Catherine explica que o critério para seleção foi dado de acordo com a visibilidade do artista. "Ele deve ser renomado e ter objetos já comercializados, seja em lojas ou em galerias", conclui.
Entre os nomes presentes no evento, estão Glauco Diógenes, Evelin Tannus, Cristina Campana e Marangoni, todos participantes da última edição da exposição de arte urbana paulistana "Cow Parade", além de Marcelo Rosenbaum, arquiteto oficial do quadro "Lar, Doce Lar" do programa global "Caldeirão do Huck".
Cases
Dentre os ambientes criados para Casa Cor 2010, o público poderá conferir o "Loft do Jogador de Polo", desenvolvido pela arquiteta Simone Goltcher e inspirado no polista Ricardo Mansur. O "Estúdio Feminino" é a proposta da arquiteta Ana Bartira Brancante, que utilizou um espaço de 25 metros quadrados para homenagear a apresentadora Sabrina Sato.
A arquiteta Débora Aguiar apresentará a "Casa do Mirante", com a proposta de uma residência contemporânea em meio à natureza. "Adega do Colecionador" é o projeto das arquitetas Priscila Baliu e Silva Franchini.
O visitante também poderá conferir trabalhos de renomados profissionais, como João Armentano, Jóia Bergamo, Fernanda Marques, Toninho Noronha, Francisco Cálio, entre outros.
Serviço:
Casa Cor São Paulo - Jockey Club de São Paulo, Av. Lineu de Paula Machado, 1.075, na Cidade Jardim, São Paulo (SP). Informações: www.casacor.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário