sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Encontro reúne referências do setor da beleza

Tecnologia de ponta, adesão do público masculino aos cosméticos, desenvolvimento de linhas específicas para o público teen, incremento da renda das classes C, D e E, e aumento da expectativa de vida são, entre outros fatores, motivos pelos quais o Brasil alcançou a terceira posição no ranking de industrialização e consumo de cosméticos no mundo. Atrás apenas do do Japão e do dos Estados Unidos, o faturamento da indústria brasileira passou de R$ 4,9 bilhões em 1996 para R$ 24,9 bilhões em 2009, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), divulgada em abril deste ano.À margem do desenvolvimento do setor, e sobre o sólido alicerce da vaidade humana, acontece, de 28 a 31 de agosto, na cidade de São Paulo, a 6ª edição da Beauty Fair –Feira Internacional de Cosméticos e Beleza. Com cinco áreas específicas —cabelos, estética, manicure, maquilagem e negócios—, o evento, que ocupará cerca de 76 mil metros quadrados do Expo Center Norte, espera receber mais de 100 mil profissionais do setor para apresentar os lançamentos de aproximadamente 900 marcas. “Cada expositor deve exibir ao menos um novo produto. Eles se preparam para isso”, afirma Luciane Beltran, diretora-geral da feira.
Com a expectativa de gerar, nos quatro dias, cerca de R$ 305 milhões, a terceira maior feira do setor no mundo —atrás apenas da Cosmoprof Bologna (Itália) e da Cosmoprof Xangai (China)— “é a mais completa de todas as edições”, relata Luciane.
Atrações
Além dos lançamentos previstos, o evento contará com aproximadamente 50 atividades complementares simultâneas, entre elas, os workshops com temas relacionados a negócios, estética, coloração corretiva, cabelos crespos, tendências dos cortes.
O evento terá, ainda, entre outras atrações, o 1º Seminário em Gestão de Beleza e Negócios; Show Internacional com o  hairstylist Antony Mascolo, um dos mais consagrados cabeleireiros do mundo; lançamento da coleção de primavera-verão de 2010/2011 da Alfa Parf; Beauty Fair Summer Collection, com tendências de moda e beleza; 3ª Jornada Técnica Latino-Americana de Massoterapia e 3º Simpósio Latino-Americano de Podologia; 1º Congresso de Maquiagem Beauty Fair, com participação de nomes como Duda Molinos, Daniel Hernandez e Vanessa Rozan; e 5º Congresso de Manicures, com a presença do consultor de estilo do programa “Esquadrão da Moda”, do SBT, Arlindo Grund. Destaque da programação, a estreante Área de Spa e Wellness é voltada ao empreendedorismo em clínicas e spas. “Além da presença do mercado nacional, contaremos com  visibilidade internacional”, conclui Luciane.
Expectativas
A Beauty Fair é muito positiva, afirma o doutor Omar Lupi, dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). “É uma oportunidade de trazer novidades ao mercado, especialmente para atualização de esteticistas, podólogos, e outros profissionais do setor”, afirma Lupi. Para Jadir Nunes, bioquímico, vice-presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), e um dos palestrantes do 5º Congresso Científico Latino-Americano de Estética, que contará com a participação do cirurgião plástico  Robert Rey (Dr. Hollywood), as expectativas para o evento “são as melhores”. Segundo ele, existe uma atenção especial em relação à qualificação: “As esteticistas, por exemplo, são muito importantes no processo pré e pós-cirúrgico. É preciso mostrar a necessidade deste grupo no setor”.
Nunes, que reafirma os dados divulgados pela Abihpec, aponta a que a preocupação com o antienvelhecimento é um dos principais fatores para garantir a posição do Brasil no ranking de consumo de cosméticos. “Antes se pensava em produtos para pessoas de 50 anos, agora  pensa-se em produtos para o público de até 90 anos. A vaidade brasileira não tem idade.” Para ele, uma das apostas do setor nesta edição são os produtos elaborados sob os conceitos do uso de células-tronco vegetais e os produtos sustentáveis.
As previsões de Nunes se confirmam por meio dos lançamentos das empresas, como no caso da marca Kapeh, que desenvolve seus produtos de beleza a partir do extrato de café. A empresa, presente em 15 estados brasileiros, sob o comando da empreendedora Vanessa Vilela, participa da feira pela segunda vez e tem o objetivo de expandir sua área de atuação. “É uma feira muito importante, gera visibilidade e é uma excelente oportunidade de fazer novos negócios”, afirma Vanessa.
Foto: Divulgação

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