A “21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo – Ponto de Encontro da Cultura e do Lazer” é evento de destaque na capital paulista até o próximo dia 22 de agosto, com uma longa e variada programação que promete contribuir muito para “espalhar”, no sentido literário da palavra, o conhecimento pela cidade. Com um rol de atividades que não se limitarão aos 60 mil metros quadrados do Pavilhão de Exposições do Anhembi, o público, estimado em mais de 700 mil visitantes, contará com uma agenda que terá Monteiro Lobato, Clarice Lispector, Lusofonia e Livro Digital como temas norteadores do movimento.
Com investimento de R$ 30 milhões — R$ 8 milhões a mais do que a edição de 2008 —, a feira terá a participação de 350 expositores, que devem comercializar cerca de 2,2 milhões de exemplares de 220 mil diferentes títulos, além de lançar 4,2 mil obras. O evento ainda oferecerá ao público uma gama de atrações culturais que pretende atingir leitores de todas as faixas etárias, opções literárias e necessidades intelectuais com um total de 1,1 mil horas de atividades.
Destaques
Além do tradicional “Salão de Ideias”, as novidades “Cozinhando com Palavras”, “Território Livre” e “O Livro é uma viagem” são alguns dos destaques que fazem desta edição a “mais extensa, diversificada e representativa de sua história”, diz a organização da feira. “O trabalho foi concentrado em mudar a perspectiva da Bienal para atender públicos distintos, sem descaracterizar o evento”, afirma Augusto Massi, integrante do conselho de curadores do evento.
Convite
Criatividade é algo que não falta na Bienal do Livro, e nesta edição não poderia ser diferente. Os personagens Cinderela, Sherlock Holmes, Dom Quixote e Robin Hood são os porta-vozes que convidarão o público a visitar a feira. Em passeios por ruas paulistanas, será possível esbarrar com qualquer um deles pelo caminho. Homens carregando pilhas de livros em meio à multidão, ou exemplares esquecidos em pontos estratégicos da cidade também são ações interativas que lembrarão o público do acontecimento na capital paulista.
Programação
Sob curadoria dos jornalistas Manuel da Costa Pinto e Alexandre Agabiti Fernandez, no “Salão de Ideias”, o visitante poderá conferir, em 40 mesas ao longo do evento, desde debates sobre assuntos enigmáticos, como o personagem Zé do Caixão e o vampirismo em obras de ficção brasileira, até homenagens ao centenário de nascimento dos sambistas Noel Rosa e Adoniran Barbosa, passando por discussões sobre literatura infanto-juvenil, história, poesia e fábula, entre outros.
“O conceito geral é resgatar e recuperar a discussão de assuntos culturais sobre literatura e produção cultural contemporânea, levando em consideração os quatro temas”, afirma Costa Pinto. Uma das novidades da Bienal 2010 é o espaço “Cozinhando com Palavras”. Nele, profissionais do setor, chefs de cozinha e críticos de gastronomia, entre outros, discutirão a valorização da arte de cozinhar reproduzida em obras literárias. O ponto de relevo desta ação fica por conta do envolvimento de 15 restaurantes paulistanos que participarão do Sarau Literário. Nomes como Jorge Amado, Vinicius de Moraes, Eça de Queiroz e Pablo Neruda, entre outros, serão homenageados com pratos especiais, servidos por personagens, que farão referências às autorias.
Outra ação estreante no movimento é o “Território Livre”. Voltado especialmente a universitários e pré-universitários, o espaço receberá 45 profissionais, de diversas áreas de atuação, que terão a missão de passar um pouco de suas experiências aos jovens que pretendem seguir carreira igual. Serginho Groismann, Caco Barcellos, Luiz Nassif, Gustavo Borges e Rafael Cortez são alguns dos nomes que participarão dos bate-papos. “ Nós escolhemos carreiras glamurosas para mostrar que toda escolha implica um processo. Procurei dar a dimensão de que qualquer profissão tem sua função social”, explica Maria Tereza Rangel, curadora do espaço.
Ao público infanto-juvenil, o incentivo será dado por Alice, Emília, Pinóquio e Gato de Botas, entre outros, que apresentarão um trajeto encantador e divertido no espaço “O Livro é uma viagem”, idealizado pelo Instituo Pró-Livro (IPL). Túnel de livros, labirinto de páginas, recursos audiovisuais e muito mais serão um convite que levará o público infanto-juvenil ao interesse pela leitura. Com trajeto de 30 minutos, o objetivo é transformar o passeio em uma agradável fonte de descobertas. Os adeptos da tecnologia terão no “Espaço Digital Imprensa Oficial” a oportunidade de manipular um dos 50 equipamentos de e-Readers — livros digitais —, que estarão disponíveis no local, e que estarão entre os protagonistas do evento.
Para Manuel Carlos, a feira é a possibilidade que o público encontra de romper a barreira psicológica daqueles que não se sentem à vontade para frequentar livrarias. “Não é por acaso que pessoas que não têm o hábito de ir a essas lojas visitam a Bienal. Isso desmente a ideia de que o brasileiro não se interessa pela leitura.”
Serviço:
21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo— Pavilhão de Exposições do Anhembi , à Av. Olavo Fontoura, 1.209, em Santana. Informações: http://www.bienaldolivrosp.com.br/.
Foto: Divulgação
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