O encanto do evento não se reduz à grandiosidade que entrou para o calendário oficial da cidade de São Paulo com o título de Mais Tradicional Festa Popular Italiana do Brasil. Além de celebrar a chegada dos imigrantes calabreses na região —no século passado—, o gesto tem o objetivo de arrecadar verba para manter as obras assistenciais promovidas no Centro Educacional Dom Orione (C.E.D.O.), sob a administração da Igreja Nossa Senhora Achiropita.
Atrações
Durante cinco fins de semana, o público poderá conferir um pouco da alegria das festas italianas. Na parte externa do evento, serão dispostas 32 barracas — nas Ruas 13 de Maio, São Vicente e Dr. Luiz Barreto—, nas quais os visitantes poderão saborear delícias como fogazza, fricazza, polenta, antepasti, pimentões, beringelas ao forno, macarrão e pizza, dentre outros pratos da clássica culinária italiana, que inclui os típicos doces daquele país europeu. Tudo regado a muito vinho, chope e refrigerante, para todos os gostos.
Destaque é a famosa fogazza, preparada em duas barracas por cerca de 300 pares de mãos, que devem produzir cerca de 12 mil unidades por noite.
Na cantina Madonna Achiropita —parte interna da festa—, os visitantes poderão conferir o “Mesão”, com pratos frios e quentes, além de aproveitar o evento ao som da música italiana, das danças e de sorteios de brindes. Aqueles que não dispensam uma premiação concorrerão a um carro e a um queijo provolone de 100 quilos, com dois metros de comprimento, dois dos prêmios mais cobiçados da festa que nesta edição espera receber 250 mil visitantes.
Assistencial
Render-se à maior festividade religiosa que a cidade possui não é difícil: o evento se torna ainda mais fascinante quando se colocam na balança os resultados da ação. Durante a festa, toda a verba arrecadada é destinada às obras assistenciais promovidas pela Paróquia Nossa Senhora Achiropita.
Atualmente, o C.E.D.O. atende cerca de 450 crianças de 7 a 17 anos, de famílias de baixa renda que residem no bairro. A elas, café da manhã, almoço e lanche são garantidos, além de reforço escolar e diversos cursos profissionalizantes, entre outras atividades.
Outros beneficiados são as 190 crianças de 0 a 4 anos que são atendidas em período integral, com alimentação, pedagogia e recreação; as 220 pessoas, que participam da alfabetização para adultos e os 200 moradores de rua que encontram acolhimento na casa.
Serviço:
84 ª Festa de Nossa Senhora Achiropita — Fins de semana de 31 de julho a 29 de agosto; informações: http://www.achiropita.org.br/
Carla Machado / PanoramaBrasil
Fotos: Paulo Bareta
Nenhum comentário:
Postar um comentário